quinta-feira, 8 de março de 2012

Nasa adverte sobre possíveis interferências de tempestade solar na Terra



A Nasa advertiu que as comunicações na Terra podem ser afetadas nesta quinta-feira (8) pela tempestade solar que deve chegar ao planeta.

Duas enormes labaredas solares irromperam no espaço na terça-feira (6), conforme detectou o Observatório de Relações Terrestres (Stereo) e o Observatório Solar e Heliosférico (Soho), as duas principais missões da Nasa que estudam o Sol.

A primeira erupção, que foi catalogada como a maior deste ciclo de atividade solar e a segunda maior detectada desde 2006, viaja a mais de 2 mil quilômetros por segundo enquanto a segunda, um pouco mais lenta, cerca de 1.770 quilômetros por segundo.

A Nasa espera que a tempestade eletromagnética originada pela atividade solar alcance nesta quinta-feira a Terra e Marte por volta das 15h25 no horário de Brasília, e em seu percurso passará por várias naves da Nasa como Messenger, que estuda Mercúrio, o telescópio Spitzer e Stereo-B.

O Sol passa por ciclos regulares de atividade e a cada 11 anos aproximadamente acontece um pico máximo na atividade quando costumam acontecer tempestades que às vezes deformam e inclusive atravessam o campo magnético da Terra. Este é um desses anos.

A agência espacial advertiu que apesar de não temer por suas naves, como consequência do aumento dos níveis de radiação recebidos podem ser registrados problemas na rede de provisão elétrica nas rádios de alta frequência e nos dispositivos GPS.

Os analistas calculam que o efeito da tempestade solar poderia se estender durante três dias, mas terá especial impacto nas próximas 24 horas.

As labaredas se originaram em uma região ativa chamada AR 1429, que aumentou sua atividade nos últimos dias, e onde, além disso, aconteceram duas ejeções de massa solar, que viajam em 482 quilômetros por segundo e poderiam alcançar a terra nos próximos dias.

O plasma da ejeção solar criará uma severa tempestade geomagnética que também pode afetar as comunicações e deve causar auroras que poderão ser vistas em latitudes baixas.
73's Radioamadores de Itaúna ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário